quinta-feira, 7 de maio de 2009

Abertura à mudança


"Não tenhas medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceitas foram um dia consideradas excêntricas." (Bertrand Russell)

Finalmente me apercebi do quão agradável é mudar de idéia, crer em algo diferente do que há pouco estava afeito a acreditar. Não de uma forma descabida, onde teria pontos de vista tão frágeis que uma mera brisa os arruinaria, deixando em seu lugar só resquícios desordenados de algo sem fundamento, mas sim tendo por base argumentos bem fundamentados onde não seja possível encontrar nenhum equívoco. 

Todavia, o que se vê são indivíduos cujo desejo é cultivar sempre as mesmas crenças com as quais foram presenteados pela sociedade, em prol das quais sequer se propõem a despender breves instantes visando encontrar algum cabimento, ademais  não cedem a mínima consideração às idéias opostas que recebem de bom grado de alguém bem intencionado.

Ambos os casos citados são abomináveis, pois não se deve possuir convicções construídas de palha nem de tijolos; contudo, um meio termo entre ambas é bastante instrutivo e revelador, onde o anseio seja por uma nova linha no livro de nossas verdades, não uma miríade de rasuras nem um definitivo ponto final.

Porém tais revelações que são a causa do tormento de muitos indivíduos, porque, por um lado, são tão apegados as suas convicções que abominam a possibilidade de essas serem incorretas, além do mais, para a imensa maioria é preferível crer em uma bela ilusão do que em uma realidade inquietante.

2 comentários:

Unknown disse...

por isso que eu gosto de cuidar da minha própria vida,cansei de queimar a mão pelos outros

Mutante disse...

Mudar de opinião, uma dos maiores problemas de todas as pessoas.

Eu sou muito orgulhoso, uma das coisas mais difíceis é alguem conseguir mudar minha opinião sobre qualquer assunto.
Apesar de eu sempre procurar formá-las atráves da razão. Não gosto de ilusões, coisas metafísicas que não podem ser explicadas. Quando me deparo com essas situações prefiro ficar sem saber a "verdade".

O único meio que tenho de mudar de opinião, é por decisão minha. Dificilmente alguém irá me influenciar nisso.